(For the English version, click here)
Este é um blog focado em miniaturas em escala 1/72, mas os belos detalhes das miniaturas Essex de 15 mm me chamaram a atenção e, por isso, decidi comprar algumas e adicioná-las à minha coleção de miniaturas medievais.
Comprei, até agora:
1) no eBay: um kit de exército hussita, o qual contém:
- 1 carroça puxada por cavalos, com 2 cavalos
- 3 "carroças de mantelete" (eu as chamaria de "pavises com rodas"), cada uma com 2 cavalos
- 1 carroça de artilharia (com estrutura de madeira e portas deslizantes, para proteger homens e armas)
- 1 canhão pequeno com uma equipe de 2 homens para a artilharia
- 3 cavaleiros (eu diria cavalaria pesada/média)
- 2 besteiros montados
- 8 alabardeiros
- 8 manguais
E vários arcabuzeiros, besteiros, etc. Não me lembro do número exato agora.
2) Vários kits separados, comprados diretamente do site da Essex:
- Um grupo de comando composto por um rei, um arauto e um porta-estandarte
- Muitos cavaleiros a cavalo, desde cavalaria leve até gendarmes com cavalos usando armaduras vistosas
- 8 cavaleiros a pé
- 8 espadachins médios (só com escudo)
- 3 grupos de camponeses (que são 3 kits diferentes: camponeses armados, peregrinos armados e "hordas mal armadas")
- 6 monges (gosto de miniaturas de padres. Elas adicionam mais realismo e variedade aos jogos)
- 24 lanceiros (3 grupos de 8, cada grupo segurando a lança em uma posição diferente, para formar um bloco de lança)
- E outros (não me lembro quantos: besteiros, arcabuzeiros, soldados de infantaria diversos, etc.)
Ontem comecei a colocar bases nestas miniaturas, já que a maioria delas não fica de pé sozinha devido às suas bases de chumbo serem muito finas.
Eu particularmente não gosto da idéia de colar miniaturas em bases formando grupos permanentes - gosto mais de versatilidade. Então, decidi fazer uma base peqiena e redonda para cada miniatura, individualmente, e depois construir bases maiores, nas quais vou fazer espaços também redondos para fixar cada miniatura individualmente, de forma que eu possa trocar as miniaturas que compõe cada grupo sempre que quiser.
Para fazer estas bases individuais, cortei pequenos discos redondos de biscuit (para quem não sabe: biscuit é "porcelana fria", que endurece após algumas horas em contato com o ar) e colei cada miniatura em um disco usando Loctite Superbonder:
Todas essas miniaturas são do kit de exército hussita. Os primeiros dez discos que eu fiz para as bases saíram todos irregulares. Só depois de algumas tentativas é que descobri uma maneira rápida de fazer discos de biscuit padronizados.
O bloco de piqueiros com 24 miniaturas. Na primeira fila, coloquei piqueirks pesados (estes têm capacetes "estilo Conquistador" e podem servir para caracterizar um exército espanhol renascentista). Na fila do meio, lansquenetes (com os típicos chapéus extravagantes de plumas) e, na fila de trás, lanceiros suíços (vestidos de várias maneiras, lembrando uma milícia civil). Tudo para adicionar alguma variedade e não parecer um exército de clones.
Acima, 3 tipos diferentes de arcabuzeiros do pacote do exército hussita.
Escolhi massa de biscuit verde para fazer as bases porque acho que combinaria bem com grama (e usarei grama e pedrinhas próprias para maquetes para cobrir as bases grandes que receberão os conjuntos de miniaturas).
Sinceramente, eu esperava que este pacote do exército hussita tivesse miniaturas de camponeses (meu tipo favorito de miniaturas medievais), mas acho que a Essex fez este pacote pensando em representar hussitas mais "profissionais" - depois de terem lutado algumas batalhas e saqueado soldados e cavaleiros caídos. Acho que os soldados usando manguais poderiam representar "camponeses mais bem armados" ou "camponeses experientes em batalha", eu acho. De qualquer forma, os guerreiros com manguais são muito versáteis e poderiam se encaixar em um exército camponês também. Quer dizer, cada miniatura deste pacote de exército hussita é muito versátil e poderia se encaixar em qualquer exército da Idade das Trevas, do final da Idade Média e do Renascimento. Alguns até mesmo em exércitos antigos. Versatilidade é uma palavra-chave aqui, e eu gosto muito disso.
Enfim, expandirei este exército europeu (adicionando mais unidades camponesas, armas de cerco, etc.) e também construirei um exército muçulmano. Talvez um exército viking de 15 mm também. Tenho consultado o site de Essex e acho que muitas miniaturas da Guerra Civil Inglesa poderiam facilmente ser usadas como medievais (especialmente os lanceiros, os atiradores de lanças e os civis).
Vamos ver. O tempo dirá.
Para o exército muçulmano que ainda vou montar, acho que usarei biscuit cinza para suas bases individuais, porque provavelmente combinará bem com grama ou areia (as bases cinzas podem facilmente representar pedras, ainda mais se eu conseguir dar um acabamento "craquelado")
Em uma postagem futura, compartilharei os resultados do meu processo de montagem de bases para grupos de miniaturas e (espero) fotos de algumas miniaturas pintadas e dos manteletes e carroças de guerra montados.




Nenhum comentário:
Postar um comentário