História do Condado de Australusia - capítulo 1
![]() |
| A Primeira bandeira de Australusia e também o brasão de armas da família do Conde Isidro |
(for the English version, click here)
Após se tornar nobre e receber sua parte das terras e riquezas do reino da Galiza, o Conde Isidro levou os 400 homens que estavam sob seu comando na guerra para ocupar suas novas terras. Como essas terras ficavam ao sul da Galiza, Isidro as chamou de "Australusia".
Todos os homens de Isidro trouxeram suas famílias consigo, e assim foi fundado o Condado da Australusia, no Anno 1029 de Nosso Senhor, com uma população de cerca de 2.000 almas virtuosas.
A primeira cidade, chamada Campo D'Ouro ("Campo Dourado", em tradução literal), foi construída sobre as ruínas de uma cidade-estado andaluza (a pequena Taifa de Al-Mirdaran) que foi sitiada por três meses e depois conquistada pelas forças da Galiza. Os antigos habitantes de Al-Mirdaran se renderam e foram realocados pacificamente para Toledo, com salvo-conduto para passar por terras ocupadas pelos galegos. Essa misericórdia estendeu-se a todos os civis e a todos os soldados que depuseram as armas e se renderam às forças galegas. Os poucos habitantes que se converteram ao cristianismo foram autorizados a permanecer na cidade.
Quando o Conde Isidro içou a bandeira com o seu brasão nas ruínas da portaria da cidade, renomeou-a Campo D'Ouro.
O novo nome da cidade foi escolhido devido aos campos de trigo dourados que a rodeavam: os vestígios de vastas quintas Almirdaran.
Isidro ocupou então uma antiga fortaleza visigótica que era usada como quartel-general e residência pelo antigo Hajib (título usado pelo governante muçulmano de uma Taifa) da antiga Cidade.
Como a maioria das casas e edifícios de Al-Mirdaran foram arrasados durante o cerco de três meses, a população do recém-fundado Campo D'Ouro teve de viver em tendas e cabanas improvisadas durante o primeiro ano, enquanto a cidade era lentamente reconstruída.
A primeira construção importante de Campo D'Ouro após sua fundação foi uma pequena igreja de pedra localizada no que se tornaria a praça central da cidade. Esta igreja era dedicada a São Pedro, e sua primeira missa foi celebrada quando a última pedra foi colocada. A conclusão da igreja levou cerca de dois anos de árduo trabalho por parte dos cidadãos, com as obras finalmente concluídas no ano de 1031 de Nosso Senhor.
Seu primeiro padre, Hermes Gonçalves, era um clérigo que sempre acompanhava a tropa de Isidro nos campos de batalha para oferecer-lhes sua bênção (e a Extrema-Unção, sempre que necessário) e, portanto, era uma autoridade respeitada e tinha a total confiança do Conde, que o tornou também o primeiro tesoureiro de Campo D'Ouro. Hermes administrou fielmente as finanças da cidade (anos mais tarde, Hermes se tornaria tesoureiro de todo o Condado).
O primeiro Alcaide (título de origem muçulmana equivalente a "prefeito") foi Rodrigo Domingos, um capitão de cavalaria que lutou sob a bandeira de Isidro nas guerras galegas contra os andaluzes, foi o primeiro e mais importante oficial dos homens de Isidro e, como Alcaide, respondia apenas ao próprio Conde. O primeiro-tenente Antonio Marques, escudeiro de Rodrigo Domingos, foi nomeado capitão da guarda de Campo D'Ouro.
Felizmente para seus habitantes, os primeiros dez anos do Condado da Australusia foram bastante pacíficos e Campo D'Ouro começou a prosperar sob o governo do Conde Isidro e do Alcaide Domingos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário