(For the English version, click here)
Além de colecionar miniaturas medievais na escala 1/72, eu também coleciono miniaturas de fantasia, na mesma escala.
Infelizmente não há muitas destas miniaturas disponíveis no mercado nesta escala, ou pelo menos não que eu saiba. Além dos conjuntos da Dark/Light Alliance (os quais aparentemente são da mesma empresa que controla as marcas RedBox e Orion) e uns poucos kits da Caesar, eu desconheço outroa fabricabtes de miniaturas de fantasia na escala 1/72.
Todos estes conjuntos são muito bons, especialmente os da Alliance, mas obviamente essa coleção de fantasia está incompleta, faltam ainda nuitas miniaturas para serem lançadas (se é que é possível "completar" miniaturas de fantasia).
Eu comecei a colecionar miniaturas medievais comprando miniaturas de RPG (28mm) de um fornecedor artesanal local, as quais embora sejam de metal (estanho) são muito mais baratas (e variadas) que miniaturas oficiais de D&D da WotC feitas de plástico!
Em paralelo aos meus exércitos medievais do mundo real, tambemestou arregimentando exércitos de mundos de fantasia. Nesta postagem compartilharei fotos das miniaturas do meu "exército do mal / exército das trevas" (o qual será majoritariamente usado como exército de Mordor ou como o exército de Morgoth)
Na foto acima: uma alcatéia de lobos com o lobo alfa liderando, e, no meio deles, um piqueiro Uruk-hai do conjunto de piqueiros orcs da Dark Alliance. Coloquei-os juntos para fins de comparação de tamanho entre as miniaturas.
Esses lobos na escala 28mm funcionam bem como wargs quando usados em conjunto com soldados da escala 1/72. O lobo alfa é ainda maior, e pode ser usado para representar o lendário lobo Fenrir em um jogo de mitologia nórdica.
Acima outra foto para comparar os tamanhos do piqueiro uruk-hai, um lobo normal e o lobo alfa.
Pretendo usar estes lobos como parte da cavalaria de Mordor (nunca gostei muito da idéia de orcs montados em Wargs, então os wargs do meu exército de Mordor não terão "cavaleiros"; além disso eu acho que os conjuntos de wagrs da Dark Alliance são High Fantasy demais para o meu gosto - mas é claro que algum dia posso comprar um conjunto destes!)
Acima, um hobgoblin manejando uma imensa maça-estrela. Pretwndo usá-lo como um ogro ou um semi-troll (tebdo em vidta quw ele e notavelmente menor que os trolls da Dark Alliance). Ele pode até ser usado como o capitão de uma companhia de orcs.
Avima está um "basilisco" (ou pelo menos aquilo que os autores de D&D chamam de basilisco!), que eu prefendo usar como se fosse um Dragão sem asas (que nem o Glaurung, o pai dos dragões no universo Tolkeniano - essa miniatura pode representar um dos dragões da primeira geração dos que foram gerados em Angband na Primeira Era da Terra Média para jogar wargames que envolvam batalhas como a do cerco de Gondolin)
Essa miniatura gigante do lado dos piqueiros uruk-hai é um demônio, cuja escultura provavelmente foi baseada no Cyber Demon do Doom (aquele bom e velho jogo de MS DOS dos anos 90, feito pela idSoftware). Eu provavelmente usarei esta miniatura como se fosse um Balrog sem asas (acho que não está claro em nenhun lugar dos livros do Tolkien se os Balrogs necessariamente têm asas!)
Este outrk monstro enfrentando o orc foi anunciado pelo vendedor como sendo um "cockatrice, mas eu o recrutarei como um wyvern para o exército de Mordor ou para usá-lo como uma força neutra no mapa.
Infelizmente as asas dele vem à parte e são bem ruins de colar, mesmo com durepox. Vou tentar soldar com ferro de solda e solda de eletrônica. Se não der certo... paciência, usá-lo-ei sem asas mesmo!
Os seres enfrentando os orcs acima são "dragões juvenis" conforme o fabricante, mas nesta escala eles se passam facilmente como dragões "adultos" (ainda mais se considerarmos que na Primeira Era da Terra Média os dragões de Morgoth ainda não estavam totalmente amadurecidos, o que contribuiu para sua derrota em alguma das batalhas daquela era). Eu os tratarei como dragões adultos de uma raça "menor" (não os usaria como se fossem o Smaug ou o Ancalagon, por exemplo). Pelo menos são mais altos que os soldados da escala 1/72. Pode ser que um deles sirva como montaria para um Nâzgul!
Bem, eu não sei se a tinta acrílica que uso para pintar miniaturas de plástico irá funcionar nestas de metal, mas vou tentar! Talvez eu deixe um dos dragões com esta cor prateada mesmo. Veremos!